Anais Seminários Avançados Perfil do Doutor

Apresentação

Os Seminários Avançados sobre o perfil do doutor (a) em Crítica Cultural, como atividade anual do Programa, têm como objetivo geral avaliar os objetos, teorias e métodos, nesse nível de formação, comparandos-os com objetos, teorias e métodos, no nível de formação do mestrado, esperando, com isso, evitar que a formação em nível de doutorado, “seja um mestrado em 4 anos”, e, o mais importante: constituir uma concentração de estudos dedicados a uma arqueologia do signo como acontecimento epistemológico do campo linguístico-literário, suas reverberações nas ciências humanas, além da realização de mapeamentos de instituições linguístico-literárias, suas fontes e interações com outros domínios e formas de saber, a fim de indicar a sintonia entre o conjunto de atividades desenvolvidas no programa, distinguindo e aperfeiçoando as diferenças entre os níveis de formação.

Se no nível de Mestrado, a formação resulta do estudo e pesquisa da língua e da literatura em suas relações intersemióticas, sob o crivo de uma teoria múltipla, articulada às duas linhas de pesquisa; no nível de Doutorado, vislumbra-se uma acumulação de estudos para a descoberta de novas/outras línguas, novas/outras formas, novos/outros modos de representação a partir de arqueologias do signo, mapeamentos de suas reverberações nas ciências humanas e seus impactos teóricos, metodológicos, terminológicos, bem como, a partir de agenciamentos de instituições linguístico-literárias em suas interfaces com as ciências humanas, visando a um trabalho científico coletivo que crie condições para o desvelamento, descrição e anulação de dispositivos interpostos pelo capitalismo predatório e suas formas de controle e exploração de sujeitos, tribos, nações e populações despejadas de suas línguas, culturas, territórios e formas de ser.

A grande área de Letras no sistema científico brasileiro se divide em duas, a Linguística e todas as subáreas, em que o objeto de pesquisa, por excelência é a língua em seus múltiplos enfoques; ou no caso da Literatura, em que o objeto é a literatura oral e/ou escrita em seus múltiplos enfoques. Mesmo quando os programas são mistos, há áreas de concentração ou linhas de pesquisa que precisam deixar claras essas disjunções

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