Antologia de Crítica Cultural vol. 3

Antologia de Crítica Cultural vol. 3 – Objetos e Experimentações

OBJETOS E EXPERIMENTAÇÕES – FRANCIS MARY S. C. DA ROSA, IVÂNIA NUNES MACHADO ROCHA E CLAUDIA ZILMAR DA S. CONCEIÇÃO

Organizadoras: Francis Mary S. C. da Rosa, Ivânia Nunes Machado Rocha e Claudia Zilmar da S. Conceição
Editora: Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB)
Língua: Português
Ano: 2018
Páginas: 259
ISBN: 978-85-86274-06-0
eISBN:
978-85-86274-05-3
DOI:

Sinopse

Os quatro volumes da Coleção Antologia de Crítica Cultural têm em comum o viés da crítica contemporânea e o trabalho conjunto de pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica). É uma publicação do Laboratório de Edição Fábrica de Letras, equipamento inovador do Pós-Crítica, que tem por objetivo tornar acessível publicações de qualidade, disponíveis gratuitamente.

A reunião desses textos visa promover uma discussão ampliada com interlocutores qualificados de vários outros centros acadêmicos, através da publicação organizada por egressas do Programa.

O Volume 3 – Objetos e experimentações, organizado por Cláudia Zilmar da Silva Conceição, Francis Mary Rosa e Ivânia Nunes Machado Rocha, é composto por 12 textos que buscam pensar o diálogo entre a crítica cultural e os sujeitos que se encontram na fronteira ou às margens das racionalidades e lógicas ocidentais hegemônicas que se colocam como paradigmas da humanidade e das ciências. A crítica à hegemonia ocidental significa a retomada da consciência da atividade relacional entre as culturas. Não quer dizer a exclusão do legado ocidental em sua diversidade. Mas, a colocação desse legado em diálogo com outridades filosóficas, literárias, culturais, entre outras, ainda ausentes nos nossos espaços institucionais de produção de saber. Esse volume acolhe, portanto, artigos que se propõem a pensar a condição dos sujeitos subalternizados e suas possibilidades de auto representação política, cultural e social, em meio a ortodoxia das formas de produção científica e cultural.