Série Lab. Crítica Cultural v. 3 — Pedro Souza

O efeito de presença que se produz na e pela voz

O EFEITO DE PRESENÇA QUE SE PRODUZ NA E PELA VOZ

Organizador (a): Pedro Souza
Editora: Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB)
Língua: Português
Ano: 2019
Páginas: 42
ISBN: 978-85-86274-24-4
eISBN:
978-85-86274-25-1
DOI:

Sinopse

É certo que a voz, não importa quando, nem de onde ela soa, produz uma presença como efeito de subjetividade. Pode-se dizer aí, que a causa vem de uma materialidade empírica, tocável, irredutível. Mas, quando se trata de tocar o efeito de presença atrelado ao corpo do som vocal, parece insuficiente remeter à essa sonoridade singular a origem de um sujeito que canta. Neste ponto, vale trazer de volta a questão: como se pode descrever e de que maneira os traços sonoros de uma voz participam da materialidade vocacionada ao significante que aí se imbricam em processo discursivo e produzem efeito de presença enquanto dá a escutar o sujeito cantante enquanto canta? É preciso focar uma situação tomada sob o estatuto de observatório privilegiado. Por isso, devo me valer, como corpus, de cenas de documentários cinebiográficos promovendo encontro entre o audioespectador e a presença do sujeito que se produz na e pela voz.